A Madeira x Fogo: exemplo de uma estrutura incêndiada




        Um dos fatores importantes para qualquer tipo de estrutura é o seu comportamento em situações de incêndio. O projeto de edificação deve estar em conformidade com uma série de leis, normas e o Auto de Vistoria do Corpo De Bombeiros (AVCB). Para guiar o seu projeto utilize a ABNT NBR 9077 : 2001- Saídas de emergência em edifícios e a Lei 13.425/2017, que estabelece diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público.


           Os materias utilizados em estruturas possuem comportamentos distintos com a presença do fogo. Em situações de incêndio, as temperaturas atingem ordem 1000°C, o aço possui somente 25% de sua resistência habitual nesta temperatura, o concreto entra em colapso parcial ou total das peças, a madeira passa por um processo de degradação térmica e perde sua resistência, no entanto este tempo de degradação da madeira gera uma carbonização superficial e mantêm a estrutura interna intacta, como vemos na imagem:
            A madeira por ser um material combustível tem menor resistência ao fogo? Não, porque a madeira possui algumas etapas no processo de queima, libera inicialmente vapor de água, gases e perde massa de modo uniforme, em um segundo momento, os gases passam a ser rapidamente liberados, posteriormente libera grande quantidade de gases combustíveis que alimentam a combustão com a presença de chamas, na combustão flamejante a queima incompleta da madeira ajuda na formação de carvão e a consequente gera  efeito isolante desse carvão e torna mais lento o tempo de queima. Além disso, hoje existem produtos químicos retardante de chamas e fumaça como Osmoguard.

Causas de incêndios em edificações com estrutura de madeira. 


Clássica imagem do comportamento da madeira e aço após um crítico 
incêndio.


          O prédio visitado é um casarão da década de 20 em São Paulo, de esquina com a Avenida Rio Branco e a Alameda Glete em Campos Elíseos. O Casarão da Glete que já sofreu um incêndio possui estrutura de telhado, vergas e barrotes em madeira.

          Treliças, terças, caibros e ripas em Madeira. Nas imagens percebe-se vários pontos de diminuição de seção e carbonização superficial da estrutura.

          Aparentemente a madeira parece um material frágil em contato com o fogo, devido à sua utilização para carvão. No entanto sua propriedade de material orgânico de queima lenta, se mostra muito favorável para a utilização da madeira como material estrutural, pois o objetivo sempre é que em uma situação de incêndio as pessoas consigam sair ilesas, neste caso a estrutura foi reabilitada. 


Referências

USP, Fau. Refugiados urbanos: as vítimas do desastre habitacional paulistano. Disponível em: <https://www.observatorioderemocoes.fau.usp.br/tag/incendio/>. Acesso em: 06 jun. 2018.

Pinto, E. M. Proteção contra incêndio para habitações em madeira. Dissertação (Mestre em Arquitetura) – Escola de Engenhariam Universidade de São Paulo, São Carlos, 2001.

PINTO, Edna Moura; CALIL JUNIOR, Carlito. Comportamento da madeira exposta ao fogo. Disponível em: <http://www.remade.com.br/br/revistadamadeira_materia.php?num=1546&subject=Combust�o&title=Comportamento da madeira exposta ao fogo>. Acesso em: 08 jun. 2018.

Comentários

Postar um comentário