A madeira laminada colada e suas curvas



A Madeira Laminada Colada (MLC) ou Glued Laminated Timber é um derivado estrutural da madeira que consiste em lamelas (tábuas) coladas paralelamente, afim de proporcionar uma peça com maior diversidade de uso. A MLC é um produto muito amplo que pode ser destinado para muitos usos, como por exemplo: vigas, pilares, cruzetas, revestimentos, dormentes, decks, entre outras utilizações.
Na América do Norte e Europa a Madeira Laminada Colada é produto antigo e muito utilizado. Entretanto, no Brasil, é um produto razoavelmente novo e sua utilização vem crescendo, porque além de ter muitas vantagens é um produto elaborado com uma resistência muitas vezes maior que a madeira bruta. Essa maior resistência é resultado de um processo de classificação mecânica e visual de lamelas, cujos defeitos que diminuem a resistência do elemento são retirados, as lamelas sem defeitos são unidas por uma ligação chamada finger joint ou emenda dentada e o resultado é um produto mais homogêneo.
      
     O maior uso da MLC está nos projetos estruturais, os quais podem admitir uma infinidade de tamanhos, seções e formas. Essas características fazem com que a Madeira Laminada Colada vença grandes vãos, sendo limitados apenas pelo transporte e o custo dessas peças. Este é o caso do telhado do Richmond Olympic Oval (imagem antes do texto), construído para eventos de patinação de velocidade nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010 em Vancouver, British Columbia, possui 2.400 metros cúbicos de madeira laminada. O Anaheim ICE, localizado em Anaheim, Califórnia, também é um exemplo do uso de madeira laminada colada. A Disney Development Company desejava construir uma pista de gelo com menor custo, e o glulam era um dos materiais mais qualificados para atender às exigências do proprietário. O arquiteto Frank Gehry sugeriu um projeto com grandes vigas de dupla curvatura e a pista de gelo foi construída em 1995 (segue imagem)



Entrada em curvas de Madeira Laminada colada do Austria Center Vienna.

As curvas em MLC somente são possíveis devido ao processo de colagem das lamelas com adesivo estrutural, no processo de prensagem admite-se uma infinidade de formas que trazem grande versatilidade de projetar para os Arquitetos e projetistas, todos os encaixes são realizados na fábrica e a melhor parte, é um material e renovável e consome CO2 com florestas plantadas. Segue imagens da Madeira Laminada Colada em seu processo Fabril.

Prensagem das peças em curvas.

Peças com encaixes e finalizadas para obra.

Referências:
madeiralaminadacolada.com

Comentários

  1. Muito bom!! Esta incrível tecnologia significa a quebra do paradigma de que a madeira, por ser um material organico, não aguentaria grandes vãos. Ótima publicação!

    ResponderExcluir
  2. Um ótimo exemplo de como vencer grandes vãos com elegância e tecnologia... além de todos os outros aspectos positivos já conhecidos na construção em madeira.

    ResponderExcluir
  3. Que inovador, muito bom! Grande vantagem para peças de grandes comprimentos e moldáveis de acordo com o projeto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário