A verdadeira história dos três porquinhos sobre as tipologias das construções


Quando éramos crianças aprendemos a história dos três porquinhos que viviam na floresta, como já estavam crescidos decidiram viver cada um em sua casa, antes disso a mãe os avisou sobre o lobo mau da floresta. O porquinho mais novo, que só pensava em brincar, construiu uma casa usando palha, o porquinho do meio rapidamente construiu uma casa com madeira e o mais velho demorou mais, no entanto construiu uma casa com tijolos.  Um dia o lobo mau apareceu e derrubou as casas feita de palha e madeira em três sopros, os porquinhos de ambas correram para casa do irmão mais velho e lá ficaram salvos, quando o lobo tentou entrar pela chaminé encontrou um caldeirão quente e fugiu para floresta.
Trazendo a realidade das construções e evoluções no mundo todo, a madeira é um material bem diferente do que o descrito na antiga história dos três porquinhos. Isso porque a madeira tem grandes vantagens como produto renovável e armazena carbono, ou seja, sustentável, possui índices ótimos de isolamento térmico e acústico, gera poucos resíduos na construção, baixo consumo de energia para obtenção, menor tempo de montagem, estrutura mais leve e fácil de trabalhar. Para mais informações acesse minha matéria: Por que Construir prédios em madeira? (http://engenheiromadeireiro.blogspot.com/2019/01/por-que-construir-predios-em-madeira.html)
Agora conto pra vocês a verdadeira história dos três porquinhos... Era uma vez três porquinhos que viviam na floresta, como já estavam muito crescidos, decidiram ir viver cada um em sua casa. A mãe concordou, mas avisou-os para terem muito cuidado, pois na floresta também vivia o lobo mau. O porquinho mais novo, que só pensava em brincar, construiu uma casa usando palha. O porquinho do meio rapidamente foi a floresta e escolheu as árvores mais antigas que já não cooperavam tanto pra extração de CO2 e plantou outras jovens que em seu crescimento iriam  liberar muita mais oxigênio para região, sem ferramentas muito elaboradas e peças leves a estrutura da casa ficou pronta em 7 dias e ele já estava protegido, nos outros dias ele finalizou os acabamentos. O porquinho mais velho resolveu seguir os métodos convencionais de construção, ouvindo o que as pessoas diziam e iniciou sua casa em alvenaria e concreto, em um tempo recorde ergueu a casa em 30 dias, mas ainda estava esperando a cura do concreto quando o lobo mau apareceu. O lobo mau derrubou a casa de palha assoprando, obrigando o porquinho mais novo correr para a do irmão do meio, o porquinho mais velho vendo aquilo e ainda desabrigado correu para casa de madeira também. O lobo mau soprou muitas vezes a casa de madeira, que chegou até mexer mas sem chances de quebrar pois a madeira é um material flexível, quando estava quase sem ar decidiu voltar para floresta. 




Comentários

  1. Muito bom! Mais uma vez quebrando aquela cultura monótona do concreto, trazendo inovação e sustentabilidade. Parabéns!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário